Dúvida? Medo? Excesso de Questionamentos?

Sim… andei meio triste no último mês… lá no fundo eu andava sentindo que algo não estava tão definido como no início da minha conversão… eu andava meio perdida.

Estava querendo mais e mais respostas sobre o mundo e sobre tudo. Ao mesmo tempo que percebia estar me afastando do Senhor, sentindo uma frieza no meu coração que não sabia o motivo.

Essa semana foi difícil. Como em muitas fases da vida, preferi me afastar um pouco das pessoas para saber o porque da minha fé estar ficando tão abalada.

Fui lembrando de Pedro, quando andou ele até Jesus sob as águas , foi de repente afundando no mar. O motivo segundo a própria bíblia,  foi que Pedro passou a prestar atenção no vento forte e nas ondas, ou seja, ele teve medo, duvidou do que acontecia.

O que me lembra também a parábola de Jesus sobre o semeador, dando Ele exemplo de quatro tipos de sementes, sendo uma delas as que caíram no meio de espinhos e sufocaram ainda como brotos. Explicando Jesus mais a frente, são os tipos de pessoas que ouvem a palavra mas com os primeiros problemas e dificuldades passam a desacreditar.

Comecei a refletir sobre o que de sobrenatural estaria acontecendo comigo pra que minha fé estivesse esfriando, e sufocando. Orei durante a semana e hoje, como numa resposta a oração que fiz pela manhã, vejo minha bíblia aberta no livro de Jó (não estava lendo o livro no momento). E bati o olho no seguinte versículo:

Quem é esse que questiona a minha sabedoria com palavras tão ignorantes? Prepare-se como um guerreiro pois lhe farei algumas perguntas, e você me responderá.

Onde você estava quando eu lancei os alicerces do mundo? Diga-me já que sabe tanto. Quem definiu suas dimensões e estendeu a linha de medir? Vamos, você deve saber. O que sustenta seus alicerces e quem lançou sua pedra angular, enquanto as estrelas da manhã cantavam juntas, e os anjos davam gritos de alegria?

Jó 38:1-7

A partir disso, meu amigo… Deus foi fazendo perguntas a Jó só nesse nível, ao ponto de Jó se desculpar no final, no que pra mim foi uma linda seção de questionamentos que muitos não crentes se perguntam até hoje, mas que silenciaram meu coração e me encheu de alegria!!

Eu compreendi que não preciso saber tudo, apenas devo confiar e entregar essa ansiedade a Deus. Sou humana e devo ter fé nele e entender meus limites. Minha angústia parte muito de querer saber tudo em sua completude e não é assim, e acredito que essa inquietude acomete a maioria das pessoas.

Não estou aqui levantando bandeira pra não procurarmos instrução e conhecimento, pelo contrário, devemos sim, pois isso nos aproxima do entendimento da palavra, do conhecimento do mundo, de como devemos andar e de quem é nosso criador. Porém, uma coisa deve caminhar de cada vez, nosso sofrimento e lutas devem ser trabalhados um por um, e questionamentos sendo compreendidos ou não sempre aos poucos. Tendo a fé sempre sendo alimentada pela palavra e oração.

Depois dessa experiência, meu coração se encheu de paz novamente.

 


Deixe um comentário